O processo de cremação tem se popularizado cada vez mais no Brasil, seja por escolha da família que não deseja o sepultamento e acredita que a cremação é a melhor opção, ou uma vontade do indivíduo que, ainda em vida, demonstra a preferência pelo procedimento quando falecer.
Assim como a escolha entre a cremação e o sepultamento, o que fazer com as cinzas do ente querido também é algo muito pessoal, ficando ao critério da família como proceder e homenagear da melhor forma. Pensando em ajudar os parentes próximos e esclarecer mais sobre o assunto, neste conteúdo, listamos o que pode ser feito com as cinzas do ente querido para eternizá-las. Confira:
1- Manter a urna em casa ou em cinerários
Outra possibilidade é os familiares armazenarem as cinzas em casa, deixando a urna em algum cômodo, uma estante ou até mesmo um altar. Além disso, as cinzas também podem ser guardas em um local específico, como os cinerários, onde os parentes podem visitar e homenagear o falecido, de forma similar ao cemitério.
2- Espalhar no mar
Essa talvez seja a opção mais conhecida, devido às ondas trazerem a sensação de paz, serenidade e liberdade, o gesto de jogar as cinzas no mar se tornou muito popular e acolhedor para diversas famílias.
3- Transformar as cinzas em uma árvore
Para aqueles que desejam manter a memória do ente querido e realizar uma conexão com a natureza, há a possibilidade de transformar as cinzas em uma árvore. Os nutrientes da cremação ajudam no crescimento da planta, além de ser uma homenagem muito simbólica e colaborar com o meio ambiente.
Existem locais especializados que tornam essa possibilidade acessível, a família também pode optar por utilizar as cinzas em um canteiro de flores em casa, por exemplo.
4- Depositar próximo a outro familiar falecido
Uma das decisões que os parentes podem tomar é colocar as cinzas em cima da sepultura ou túmulo de algum outro familiar falecido, como forma de que eles permaneçam juntos mesmo após a morte.
5- Jogar as cinzas em locais marcantes
Em respeito a memória de quem se foi, essa é uma alternativa interessante, as cinzas podem ser jogadas de algum lugar simbólico ou especial, como uma montanha, uma cidade favorita ou um destino para o qual a pessoa quisesse viajar.
6- Transformar em joias
Essa ideia ainda é muita nova no Brasil e um pouco complexa de ser realizada, além de ter um valor elevado, mas existem algumas empresas específicas que transformam as cinzas em joias, conforme a preferência dos parentes próximos.
Para você saber ainda mais sobre o assunto, em nosso blog, já tratamos de diversos questionamentos que surgem sobre a cremação, recomendamos as leituras dos temas “Após a cremação, posso guardar as cinzas do ente querido?” e “Conheça alguns mitos sobre a cremação que precisam ser desmistificados”.
Nós estamos sempre preparados para tirar qualquer dúvida que você possa ter. Afinal, nem tudo acontece como o esperado!