Compartilhe este post:

Entenda porque a morte ainda é vista como um tabu

Na maioria da nossa sociedade moderna e ocidental, temer a morte é ensinado desde a infância, não costumamos falar abertamente sobre o assunto, por ser associado a sentimentos negativos, como dor, tristeza e sofrimento, consequentemente, isso faz com que estejamos despreparados em relação à perda de alguém.

Estudiosos acreditam que existem dois fatores que influenciaram o tabu, o primeiro é a sensação de medo herdado da pré-história, quando o ser humano caçava e precisava garantir sua sobrevivência. O segundo, são as influências culturais e religiosas, já que conforme cada crença ou costume a forma de encarar a morte e a despedida mudam. Mas de modo geral, hoje em dia o assunto é visto como algo doloroso e triste, fazendo com que as pessoas quase não comentem o tema.

Entretanto, é importante pontuar que em civilizações antigas as coisas não eram bem assim, os rituais de despedidas eram longos, contavam com a reunião de amigos e familiares para refeição em homenagens aos entes queridos. Portanto, a morte era vista com mais naturalidade, na Alta Idade Média, por exemplo, quando uma doença era descoberta a pessoa se isolava junto os familiares, pedia perdão pelos pecados e aguardava a hora da morte.

Apenas no século XVIII que o assunto teve um significado diferente, mais relacionado a dor da perda dos familiares, foi nessa época que os corpos passaram de serem enterrados nos pátios da igreja para os cemitérios.

Mas foi só no século seguinte que o assunto se tornou um tabu de fato, quando a medicina avançou e a morte passou a ser algo drástico, os diagnósticos eram até mesmo ocultados dos pacientes. A valorização da vivência de um dia, a busca por prazer e dominação também tornaram o ser humano mais temente a morte.

Medo da morte X qualidade de vida

Em alguns casos o medo que o indivíduo tem da morte se torna tão severo que a pessoa pode apresentar ansiedade generalizada, fobias, ataques de pânico e até transtornos. A tanatofobia, por exemplo, é um distúrbio relacionado a esse temor. Isso, faz com que o ser humano tenha uma queda considerável na qualidade de vida e deva seguir com acanhamento e tratamento psicológico.

Por isso, quebrar o tabu sobre a morte é extremamente necessário na sociedade, falar do tema também pode ser importante para encarar com mais naturalidade, colaborando com a dor da perda e o entendimento do fato.

Além disso, contribui com a decisão da doação de órgãos, já que assim a pessoa ainda em vida pode demonstrar o interesse em realizar a doação, são inúmeras as pessoas que necessitam de transplantes para terem um recomeço.

Esse conteúdo te ajudou de alguma forma? Recomendamos também a leitura do nosso blog “Luto infantil. Como lidar?”

Estamos sempre preparados para tirar qualquer dúvida que você possa ter. Afinal, nem tudo acontece como o esperado!