Talvez você já esteja familiarizado com o termo “dermatite”, entretanto, a doença que ocorre em humanos não é a mesma que afeta os pets. A dermatite canina nada mais é do que uma inflamação que ocorre na pele do animalzinho, normalmente com aspecto avermelhado, pequenas feridas e descamação.
Essa doença pode ser causada por diversos fatores, como: alergias por picadas de pulgas, mosquitos e carrapatos; também pode ser por predisposição genética; por falha na secagem após o banho do pet e pelo cachorrinho lamber excessivamente as patas.
Quais são os sintomas?
Os dois principais sintomas da dermatite são: coceira em excesso e vermelhidão. Mas, existem outros sinais que estão relacionados a doença, como:
- Descamação da pele;
- Feridas com ou sem pus;
- Perda de pelo em algumas regiões do corpo, conhecida como Alopecia;
Também é importante pontuar que os sintomas da doença dependem do estágio, quanto antes for identificado a presença da doença e as causas mais fácil e rápido será a eficácia do tratamento.
Como tratar a dermatite canina?
O tratamento para a dermatite canina dependerá da causa da doença, o ideal é levar o seu amiguinho de quatro patas até um profissional veterinário, ele conseguirá entender o grau da seriedade da doença, através de exames.
Após o diagnóstico preciso, o especialista poderá recomendar o uso de shampoo específico para o banho do pet e medicamentos contra fungos e bactérias.
Como prevenir?
De acordo com especialistas é comum que os pets passem por essa doença pelo menos uma vez na vida. Ainda assim, existem algumas boas práticas que o tutor pode ter com o pet para evitar a dermatite. São elas:
- Manter o uso de antipulgas e outros parasitas em dia;
- Utilizar produtos próprios para cães no banho;
- Secar corretamente a pele e os pelos após o banho do pet;
- Manter os acessórios do cachorro limpos.
Essas recomendações colaboram com uma vida mais saudável para o seu pet, reduzindo consideravelmente os riscos do aparecimento da dermatite canina. Nós estamos sempre preparados para tirar qualquer dúvida que você possa ter.
Se gostou da matéria, deixa um comentário e nos siga nas redes sociais @gruporecantodapaz @crematoriorecantodopet. Afinal, todos os pets merecem o céu!