Perder uma pessoa próxima é um sofrimento coletivo que afeta todos ao redor, sejam amigos ou parentes. Como forma de respeito e despedida, existem diversos costumes fúnebres, podendo diferir conforme o país, a religião e até mesmo o estado que as pessoas residem. De forma geral, no Brasil, quando um ente querido se vai, existem alguns costumes similares entre as regiões.
Você sabe quais são e as origens? Neste conteúdo, separamos alguns costumes fúnebres e a história de cada um deles.
Enviar coroa de flores
Estudiosos acreditam que o uso das coroas de flores para homenagear pessoas falecidas, surgiu no antigo Egito, além de ser utilizado por outras civilizações, quando o costume ainda era velar os mortos em casas de parentes próximos.
O envio de arranjos também foi utilizado para que pessoas que moravam longe e não chegavam a tempo da despedida, prestassem condolências aos parentes.
Missa de 7° dia
Esse costume é ligado a algumas religiões cristãs e tem como intuito rezar para que o falecido tenha descanso ao lado de Deus. O sétimo dia está associado a referência bíblica, onde Deus criou o mundo em 7 dias. Outra explicação para o termo é que antigamente as pessoas demoravam para se locomover, por isso, quem não conseguia chegar a tempo prestava a homenagem após 7 dias do falecimento.
Velório
Já o velório teve sua origem na Idade Média, quando pessoas ingeriam bebidas alcoólicas e tinham desmaios ou distúrbios do sono, na época não havia como checar se o individuo estava vivo ou não, por isso, a população vigiava o corpo por longas horas a luz de velas, dando origem ao termo.
Leia mais sobre o assunto no nosso blog “Qual a importância do velório?”
Usar preto na cerimônia de despedida
Outro costume muito presente nas despedidas é o uso da cor preta que teve origem na Idade Média, nesse período, por conta da Inquisição, a morte era vista como algo sombrio e logo foi associada a cor preta que representa a ausência de luz. Em outras regiões do mundo, no entanto, a cor para o luto é o branco.
Enterro
Esse costume é muito antigo, originou-se na pré-história, já que manter o cadáver na superfície atraia predadores, além de deixar um cheiro forte no ambiente.
Cremação
Por fim, a cremação é um processo que surgiu no início da Idade da Pedra, no Leste Europeu, se espalhando por todo o Norte, até que anos depois chegou nas civilizações gregas e romanas que cremavam apenas os nobres e quem havia sido considerado digno em vida.
Além desses costumes, no Brasil, também existe a visita aos túmulos em datas especiais, como: Dia dos Finados, aniversário do ente querido ou o dia da morte da pessoa, Dia dos Pais, Dias das Mães e o aniversário de casamento, quando alguém do casal veio a falecer.
Esses são alguns costumes fúnebres presentes no nosso país, gostou de saber mais sobre a origem deles? Nós estamos sempre preparados para tirar qualquer dúvida que você possa ter. Afinal, nem tudo acontece como o esperado!