Compartilhe este post:

Coroa de flores: Como escolher? Como surgiu a tradição? Qual o significado de cada flor?

Atualmente, as coroas de flores são vistas como símbolo de condolências, fazendo parte de várias homenagens póstumas em culturas do ocidente. 

Pesquisadores acreditam que o costume se originou no antigo Egito, como homenagem ao ente querido, também foram utilizadas em outros locais quando os indivíduos ainda eram velados nas casas de pessoas próximas. 

Já as antigas civilizações gregas e romanas, usavam as coroas de flores como adorno para congratular figuras importantes da sociedade e vitoriosos de guerra.

Hoje é considerada tradição fúnebre na cultura ocidental, não sendo relacionadas a nenhuma religião e sim ao respeito, admiração e condolências aos familiares e amigos próximos do falecido. 

Como escolher?

O tamanho e o modelo dos arranjos são definidos conforme o desejo familiar e acordados com o plano funerário ou adquiridos em floriculturas. Podem ser escolhidas a partir do gosto que o ente querido tinha ou conforme a preferência dos parentes responsáveis pela cerimônia. 

Mesmo assim, é relevante considerar o significado das flores na coroa, para homenagear a pessoa perdida de forma carinhosa e saber que todos os detalhes da despedida foram devidamente pensados.

Qual o significado de cada flor nas coroas?

Existem culturas que acreditam que as flores representam o ciclo da vida, utilizá-las no funeral pode simbolizar um recomeço para quem foi e para quem fica. Entender o simbolismo por trás de cada flor na coroa pode te ajudar a homenagear a pessoa falecida, por isso, listamos as mais utilizadas e seus significados.

Copo-de-leite: bastante usada em despedidas, essa flor expressa paz e pureza, remetendo à elegância e tranquilidade.

Crisântemo: tem origem asiática e seu significado é simplicidade, vida eterna, sinceridade ou vida completa. É uma planta com variedade de cores, vista frequentemente nas homenagens do Dia dos Finados ou em velórios.

Margaridas: tem ampla representação, como paz, afeto, lealdade, pureza e inocência, nesse sentido é uma opção muito utilizada em velórios de pessoas mais jovens.

Lírios: são flores muito antigas com significados diferentes conforme cada cultura, em alguns países pode representar o amor eterno, já em outros sugere inocência, discrição e cuidado.

Rosas: essa flor é relacionada a festividades amorosas em diversas culturas, por isso, é raramente utilizada em homenagens póstumas, mas, a rosa branca remete eternidade, lealdade, paz e espiritualidade. Portanto, pode ser uma boa opção para a despedida.

Se você ainda não leu o nosso blog “Por que homenageamos nossos entes queridos com flores?” recomendamos a leitura, para saber mais sobre o assunto. Junto ao arranjo de flores também é importante garantir uma faixa de homenagem.

Nós estamos sempre preparados para tirar qualquer dúvida que você possa ter. Afinal, nem tudo acontece como o esperado.