Blue Zones é um termo em inglês utilizado para nomear as regiões do planeta onde os habitantes vivem mais, esses locais são muito estudados por médicos e pesquisadores, visando encontrar o segredo para tanta longevidade e qualidade de vida. Quer saber o que eles concluíram até o momento? Continue a leitura desse conteúdo!
Um grande estudioso dessas áreas, foi autor Dan Buettner, que com a ajuda do National Geographic Society, listou em seu livro os locais com maior concentração de pessoas que vivem mais de 100 anos e envelhecem sem problema de saúde, seja cardíaco, obesidade, câncer ou outros.
Conheça as Blue Zones, as regiões mais saudáveis do mundo
Conforme citado anteriormente, o estudioso Buettner, se dedicou a pesquisar as Blue Zones e identificou em seu livro os 5 principais locais onde as pessoas vivem mais e com qualidade. Confira essa lista:
- Icária, Grécia
Ilha localizada próxima à costa da Turquia, se destaca por ter uma das taxas mais baixas de mortalidade e demência na meia-idade, cerca de 30% da população chega tranquilamente aos 90 anos, livres de doenças crônicas.
2. Okinawa, Japão
Ilha pertencente ao Japão, possui uma alta taxa de longevidade da população, principalmente das mulheres, além de contar com um índice baixo de envelhecimento cognitivo, como demências.
3 .Região de Ogliastra, Sardenha
Ilha italiana conhecida pela beleza das altas montanhas e a longevidade dos habitantes, principalmente dos homens que frequentemente alcançam 100 anos, além disso, tem uma baixa taxa de diabete e câncer entre a população.
4. Loma Linda, Califórnia
Localizada nos Estados Unidos da América, essa região, conta com habitantes que vivem 10 anos mais saudáveis do que outros locais do país.
5. Península de Nicoya, Costa Rica
A grande campeã de longevidade é essa península, localizada na Região da América Central, conta com a menor taxa de mortalidade de meia-idade do mundo e tem o segundo lugar com maior concentração de homens centenários.
Dicas para viver melhor
Identificando as Blue Zones, foi possível aos estudiosos traçarem boas práticas que podem ajudar outras regiões a aumentar a expectativa de vida. Veja quais são elas:
- Atividades físicas frequentes
As pessoas dessas áreas costumam se manter em movimento, seja com atividades do dia a dia ou a prática de exercícios físicos, evitando o sedentarismo e manter o corpo parado.
2. Convívio social
Outro ponto, é o forte senso de comunidade, os habitantes mantêmlaços sociais para se divertir, conversar e dividir experiências.
3. Alimentação equilibrada
Cada vez mais as pessoas buscam uma vida equilibrada, a alimentação saudável já é um fator considerado por muitos. Nas Blue zones, esse conhecimento é seguido, as pessoas costumam comer apenas até ficarem satisfeitos e não cheios demais.
Também buscam uma alimentação rica em frutas, vegetais, cereais, legumes, oleaginosas, sementes, consomem água, vinho e café. Uma característica forte é o baixo consume de carne vermelha.
4.Alívio de estresse
Os habitantes sofrem menos estresse diário, por terem afazeres pouco frenéticos, quando comparados com outros locais do mundo. Sendo assim, desfrutam de tempo de qualidade com a família e amigos.
5. Objetivo de vida e espiritualidade
Por fim, nessas localizações, a população nem sempre está ligada a alguma fé, mas as pessoas costumam acreditar em algo e manter a espiritualidade, além de procurarem um propósito de vida.
Achou esse tema interessante? Para mais informações sobre outros assuntos, recomendamos a leitura semanal do nosso blog.
Estamos sempre preparados para tirar qualquer dúvida que você possa ter. Afinal, nem tudo acontece como o esperado!