Em 2019, o Congresso Nacional decretou a Reforma da Previdência. Estas mudanças ocorrem a cada ano às regras e causam dificuldades para alguns trabalhadores solicitarem benefícios. Antes de solicitar o processo de entrada no benefício, veja as novas regras que entraram em vigor neste ano.
O planejamento previdenciário e a orientação de um profissional da área podem fazer toda a diferença no tempo de espera do processo e no valor recebido. Esteja atualizado para a sua aposentadoria em 2022:
O que é Regra de Transição:
A regra de transição da aposentadoria pelo INSS sofre alterações todo ano, desde a reforma da previdência, em 2019.
Aposentadoria por idade:
O tempo de contribuição para homens e mulheres, nesta modalidade, é de 15 anos. A idade mínima para as mulheres é de 61 anos. Já para os homens, não houveram alterações e a idade mínima ainda é 65 anos.
Aposentadoria por tempo de contribuição:
Segundo a regra da idade mínima progressiva, é necessário que o trabalhador tenha a idade mínima exigida e tenha cumprido o tempo de contribuição requisitado.
Neste ano, foram acrescidos 6 meses à regra. Para as mulheres, a idade mínima aumentou de 57 anos para 57 anos e 6 meses. O mesmo ocorreu para os homens, que devem ter 62 anos e 6 meses.
Aposentadoria por sistema de pontos:
A regra de pontos consiste na soma da idade do contribuinte e o seu tempo total de contribuição. O resultado desta soma deverá atingir a quantidade de pontos mínimos necessários.
Em 2022, segundo as alterações previstas na Reforma da Previdência, a pontuação mínima exigida para mulheres é 84 pontos e para homens 94 pontos. Estes 6 meses serão adicionados a cada ano às idades mínimas, até em 2031, quando completar 62 anos para mulheres e 65 anos para homens.
As outras regras de transição não sofreram alterações esse ano! Gostou de saber mais sobre a Aposentadoria em 2022? Nós estamos sempre preparados para tirar qualquer dúvida que você possa ter. Afinal, nem tudo acontece como o esperado.