Nesta segunda-feira (12), a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), órgão regulador vinculado ao Ministério da Saúde, aprovou por unanimidade o reajuste de até 9,63% no valor dos planos de saúde.
O reajuste será para as categorias individuais e familiares, cujo plano foi assinado a partir de 1999, o que totalizará em média 8,9 milhões de clientes, equivalente a 17,6% de beneficiários.
A nova mensalidade é válida para contratos com vencimento entre 1° de maio desse ano a 30 de abril de 2024 e o ajuste ocorre a partir do mês de aniversário do contrato, por exemplo, quem acordou em setembro só terá o ajuste a partir do mês de setembro desse ano.
Entenda o cálculo
O índice de reajuste dos planos individuais e familiares foram determinados pela agência reguladora e aprovado após uma reunião com a diretoria.
Segundo a ANS, o cálculo tem como base uma fórmula criada pela agência em 2019, levando em conta a inflação acumulada em um ano, 3,94%. Além disso, também é considerado o aumento e a queda da frequência do uso dos planos de saúde, os custos dos serviços médicos e os insumos necessários, como produtos e equipamentos médicos.
Ainda segundo a ANS, após o fim da pandemia, em 2021, houve retomada da utilização dos serviços médicos e hospitalares, o que aumentou os custos assistenciais das operadoras de planos de saúde, mesmo que essas não tenham de fato levado algum prejuízo considerável.
É previsto que as operadoras poderão aplicar percentuais menores de reajuste e ficam proibidas de cobrar acima do estipulado pela agência, 9,63%.
Já para o IDEC (Instituto de Defesa do Consumidor),o ideal seria que o reajuste dos planos coletivos e individuais fossem iguais, ou seja, regulado para todos e não que ficasse por escolha das operadoras, pois, isso permite alteração unilateral do preço, pratica vedada pelo Código de Defesa do Consumidor.
Para os clientes que não puderem bancar o reajuste a sugestão é buscar uma negociação diretamente com a operadora ou tentar uma troca de categoria. Também há a possibilidade de mudança de plano com portabilidade de carência.
Essas são as principais informações sobre o novo reajuste nos planos de saúde. Nós estamos sempre preparados para tirar qualquer dúvida que você possa ter.
Se gostou da matéria, deixa um comentário e nos siga nas redes sociais @gruporecantodapaz @crematoriorecantodopet. Afinal, nem tudo acontece como o esperado!