Compartilhe este post:

Como cuidar da higiene bucal do pet?

Quem é pai ou mãe de pet, ama vê-lo sempre feliz e bem cuidado, como parte fundamental de ser tutor devemos ter atenção proporcionando passeios diários, boa alimentação, vacinação e vermifugação em dia, além de muitos outros pontos de atenção. Mas, você sabia que também existem cuidados essenciais com a higiene bucal do pet?

Sem a devida cautela, eles podem enfrentar complicações nos dentes e até mesmo problemas cardíacos. Por isso, neste conteúdo, listamos alguns métodos que você precisa conhecer para manter a higiene bucal do seu pet em dia. Confira:

Dicas para o cuidado bucal do seu pet

  • Mantenha a escovação regular- o ideal é iniciar a escovação com o pet ainda filhote, dessa forma o seu companheiro de quatro patas irá se acostumar com a higienização frequente. Entretanto, se o seu animalzinho já estiver maior, não é problema, o importante é começar com calma e adaptá-lo a nova rotina.
  • Utilize produtos complementares para a higiene bucal- a escovação é o principal método para a saúde bucal, mas existem opções complementares, como spray antisséptico e a solução bucal, esses produtos podem ser encontrados com facilidade pelo tutor e são excelentes ajudantes na limpeza e no bom hálito do pet.
  • Aposte em brinquedos ou petiscos- além das opções citadas anteriormente, atualmente, existem brinquedos e petiscos que auxiliam no combate ao tártaro.
  • Priorize uma alimentação de qualidade– de forma geral, a boa alimentação é uma parte importante para a saúde do pet e pode ser uma grande aliada da higiene bucal, quando escolhida para essa finalidade, igual aos petiscos, as rações colaboram com a prevenção de placas bacterianas e tártaros.
  • Realize visitas periódicas ao veterinário- por fim, também é fundamental manteruma rotina de visitação ao veterinário, pelo menos uma vez ao ano, afinal, é o profissional que identificará se a limpeza está sendo feito da maneira correta e poderá fazer recomendações. Além disso, em caso de aparição de tártaros, somente esse especialista conseguirá solucionar o problema!

É normal pets velhinhos perderem os dentes?

Ainda pensando sobre a saúde bucal dos pets, diversos tutores possuem essa dúvida sobre os animais mais velhinhos, a verdade é que não é normal a queda dos dentes deles! Isso, porque a dentina, que é um dos principais componentes dos dentes, é produzida a vida toda, tornando a parte interna cada vez mais espessa e resistente.

É por esse motivo também, que é fundamental manter os cuidados bucais citados, evitando que seu pet perca os dentes mesmo quando estiver velhinho.

Essas foram algumas dicas e cuidados essenciais com a higiene bucal do seu pet. Nós estamos sempre preparados para tirar qualquer dúvida que você possa ter.

Se gostou da matéria, deixa um comentário e nos siga nas redes sociais @gruporecantodapaz @crematoriorecantodopet. Afinal, todos os pets merecem o céu!