Compartilhe este post:

Conheça alguns mitos sobre a cremação que precisam ser desmistificados

A cremação é uma técnica que consiste em reduzir o corpo da pessoa falecida em cinzas. Apesar de ser um método antigo ao redor do mundo, no Brasil, o procedimento chegou há apenas algumas décadas, se popularizando nos últimos anos.

Entretanto, ainda existem diversas dúvidas e mitos sobre a cremação que precisam ser desmitificados. Por isso, neste conteúdo listamos 5 crenças errôneas sobre o assunto e esclarecemos a verdade sobre esse processo. Confira:

1.    Não há velório

MITO! Alguns acreditam que escolher pelo processo de cremação exclui a possibilidade de velório, isso não é verdade, da mesma forma que o sepultamento só acontece após o velório, a cremação também. Ou seja, a cerimônia de despedida é realizada normalmente, antes do processo de cremação.

2.    O corpo é inserido diretamente no incinerador

MITO! Esse é um dos mitos mais repassados entre a população, mas na realidade, o corpo é preparado e colocado no caixão para a realização do velório. Antes de ser levado ao incinerador, que queima o corpo e a madeira, os únicos elementos retirados do caixão são as alças e os demais componentes de metal, por questões ecológicas.

3.    Os crematórios colocam mais de um corpo ao mesmo tempo

MITO! O forno utilizado para a técnica possui espaço para apenas um caixão por vez, portanto, a incineração é um processo totalmente individual. Os familiares recebem as cinzas do parente falecido com toda a segurança e cuidado.

4.    É prejudicial para o meio ambiente

MITO! A cremação é considerada um método totalmente ecológico, todos os metais que poderiam contaminar o solo são retirados antes do processo, além de toda a técnica ser realizada em um local específico e com equipamentos adequados, sendo a opção mais ecológica.

5.    Cremação é caro

MITO! O processo de cremação possui baixo custo, em alguns casos pode ter um valor menor do que o sepultamento. O que pode mudar o preço são os ornamentos, traslados e o tipo de velório escolhido.

Agora você já sabe mais a fundo sobre a técnica de cremação. Nós estamos sempre preparados para tirar qualquer dúvida que você possa ter. Afinal, nem tudo acontece como o esperado!