Antes de iniciar a leitura, confira nosso texto sobre quem têm direito ao Auxílio Brasil para conhecer mais sobre este programa, descubra os requisitos necessários e saiba como se cadastrar.
O programa social do governo, o Auxílio Brasil, ajuda inúmeras famílias brasileiras de baixa renda, em 2022 são estimados cerca de 17,5 milhões de famílias contempladas. O seu objetivo é distribuir um valor mensal, através da Caixa Econômica, para aqueles que possuem cadastro.
O novo programa atualizou o antigo Bolsa Família através de suas alterações e melhorias. Além de aumentar o valor de pagamento mínimo, o beneficiário que conquistar uma vaga no mercado de trabalho não perderá o direito ao recebimento do auxílio!
O que é Regra de Emancipação?
No antigo programa social, dependendo do caso, aquele que conseguisse adentrar o mercado de trabalho, poderia perder direito ao recebimento do benefício mensal.
Atualmente, a tão desejada carteira assinada não é motivo para perder o direito ao benefício. Além disso, será possível receber um acréscimo no valor mensal durante o período de dois anos.
Se houver um aumento da renda familiar mensal, que ultrapassa o valor da linha da pobreza e não se enquadre mais nos requisitos do programa, estes membros serão beneficiados pela Regra da Emancipação. Segundo esta regra, a família tem direito a permanecer na folha de pagamento por mais 24 meses.
Dessa forma, o programa social garante que a família tenha segurança durante o processo de emancipação financeira. Este amparo se estende até a data limite do seu desligamento do Auxílio Brasil.
Caso a renda familiar diminua após o fim da regra da emancipação, não se preocupe, é possível voltar a receber o auxílio.
Gostou de entender melhor as regras do programa Auxílio Brasil? Nós, do Recanto da Paz, estamos sempre preparados para tirar qualquer dúvida que você possa ter. Afinal, nem tudo acontece como o esperado.