Cemitérios possuem valores históricos e culturais, principalmente para aqueles que acreditam na tradição do sepultamento. É através deles que podemos desvendar e conhecer histórias de um lugar, colonização e crenças familiares.
Entretanto, se você acredita que todos os cemitérios são iguais, então, está muito enganado. Eles são divididos em três tipos: horizontal, vertical e jardim ou parque. Cada um possui características distintas, mas com uma função em comum: homenagear os nossos entes queridos. Vamos entender cada um deles de maneira simplificada?
Cemitério horizontal: Este é o tipo mais comum e antigo de cemitério que temos na história. Abriga corpos sepultados de forma subterrânea e possui uma área aberta com túmulos e jazigos cujo o material é normalmente feito de mármore ou de acordo com a preferência da família. Ainda, em cemitérios horizontais mais antigos, é comum que encontremos estátuas e mausoléus, possuindo grande valor histórico.
Cemitério vertical: Conforme as cidades ficam cada vez mais populosas, a falta de espaço em cemitérios se torna evidente. Sendo assim, os cemitérios verticais surgiram como uma alternativa, principalmente para as grandes cidades. Neles, os corpos são sepultados em gavetas, uma em cima da outra, entram em decomposição normalmente.
Cemitério jardim ou parque: Esse é um tipo de cemitério totalmente ecológico e acaba sendo um grande atrativo, pois possui ampla área verde, trilhas, bosques e demais atrativos naturais, proporcionando aos visitantes um ambiente tranquilo e sereno. Dessa forma, além de prestar homenagens ao ente querido, é possível passear e desfrutar de uma paisagem natural. É comum que os jazigos sejam subterrâneos, cobertos por um amplo gramado, e o túmulo é normalmente constituído por uma placa branca, variando de acordo com a regra de cada cemitério.
Gostou das informações? Saiba que o nosso cemitério parque Recanto da Paz tem como principal objetivo, proporcionar atendimento humanizado e serviço de extrema qualidade para os nossos clientes, em uma estrutura diferenciada, em perfeita sintonia com a natureza, no meio da selva amazônica. Afinal, nem tudo acontece como o esperado.